top of page
  • Ascom Salão de Turismo

Salão de Turismo dos Campos Gerais promove atividade socioeducacional sobre turismo

São 400 vagas para alunos do 5º ano de todas as escolas da Região dos Campos Gerais

Descobrir os Campos Gerais do Paraná através do raciocínio lógico, oficina de arte, com colagem e dobradura, narrativa socioambiental e um mini circuito com desafios atrelados aos atrativos turísticos da região, esse é o objetivo da atividade socioeducacional sobre turismo promovida pelo 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais em parceria com o Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, também patrocinador do evento, e pela Secretaria de Meio Ambiente de Ponta Grossa.

Realizada no centro de convenções do Shopping Palladium Ponta Grossa no dia 24 de agosto, a ação possui 400 vagas aos alunos do 5º ano das escolas públicas e particulares das cidades da região dos Campos Gerais em dois horários: 10h às 12h ou das 14h às 16h.

Segundo Karen Kobilarz, gerente da AdeTur e coordenadora do 2º Salão, essa atividade busca demonstrar aos estudantes a importância da preservação do meio ambiente e também o significado do turismo como atividade socioeconômica para o município em que vivem.

“A ideia de proporcionar esse momento nasceu quando vimos vários alunos participando do Salão em 2015 e professores comentando conosco o interesse em abordar o turismo dentro da sala de aula”, comenta a gerente.

Ainda de acordo com Kobilarz, a participação dos alunos possibilita o entendimento quanto o cuidado com o patrimônio da região e a importância da boa recepção aos turistas. “Queremos sensibiliza-los desde agora para adultos terem consciência do retorno que o turismo e preservação dos espaços naturais e culturais oferecem a sua localidade”.

Já, para Darci Piana, o turismo representa um importante segmento do comércio, sendo uma atividade que alia diversão ao conhecimento. “Nesse sentido, é importante despertar nas crianças, desde cedo, o interesse pelo turismo. Elas vão conhecer aspectos importantes de Geografia e História, saber sobre a cultura dos povos que habitam cada região, sua língua, costumes e gastronomia. O Sesc prioriza essa atividade, porque ela é componente fundamental para a formação de cidadania e desenvolvimento humano", comenta o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná.

A geógrafa e educadora ambiental, Andréia Aparecida de Oliveira, da secretaria de meio ambiente de Ponta Grossa é a responsável por realizar a narrativa socioambiental, momento para abordar a história do tropeirismo associado ao turismo e meio ambiente.

“Os pequenos são detentores do conhecimento, o que fica mais fácil atingir o objetivo da atividade porque eles levam o conhecimento para suas vidas. Além disso, eles não conhecem a história da cidade e nem os pontos turísticos e a importância da preservação”, comenta Andréia.

Serviço

Atividade socioeducacional sobre turismo – 2 º Salão de Turismo dos Campos Gerais

Data: 24 de agosto de 2017

Local: Centro de convenções do Shopping Palladium Ponta Grossa

Valor: Gratuito

Sobre o 2º Salão de Turismo

O 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais é realizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur Campos Gerais) com parceria do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau e Sebrae. Conta com patrocínio do Sicredi Campos Gerais e Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e apoio da CCR Rodonorte, Shopping Palladium Ponta Grossa, NET-Claro, Fundação Municipal de Turismo de Ponta Grossa, Paraná Turismo, Faculdades Ponta Grossa, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Faculdades Secal e Rede Gastronômica dos Campos Gerais.

bottom of page