Por Emerson Luiz e Gabriel Ipólito*
“Fomentar eventos de qualidade é uma riqueza que devemos desenvolver mais”, foi assim que a empresária e presidente da Abeoc Paraná, Cibele Carvalho, iniciou a palestra "Importância das empresas organizadoras de eventos em um destino turístico" no sábado (26/08), no espaço Bureau de Negócios, promovido pelo Sebrae e Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau dentro do 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais.
Em sua fala, Cibele destacou a importância do profissional organizador de eventos, pois ele possui expertise pela execução e planejamento de um evento. “Nós organizadores, conseguimos orquestrar todas as partes que um evento precisa para acontecer”, afirmou.
Durante a palestra, Cibele definiu os eventos como uma concentração de pessoas em local e data definida e comentou que é possível classificar estes por ‘tipo, parte, abrangência, público, entre outros. Para ela, todo município tem capacidade e potencial para realizar seus eventos, desde que haja “capital intelectual”, pra permitir desenvolver atividades independentes da estrutura física do local.
O impacto econômico foi outro ponto forte abordado pela palestrante, uma vez que um evento movimenta diversos setores de uma cidade, seja com hospedagem, alimentação e transporte.
Segundo Cibele, em 2013 mais de 88 mil eventos foram realizados só na região sul, número que corresponde a 15% de todo o país, o que aquece a economia de muitos municípios, como por exemplo de Ponta Grossa, quando no último ano registrou mais de 60 eventos com impacto econômico superior a R$8 milhões.
Ainda de acordo com Carvalho, com a internet o mercado de eventos ficou em alta, o que auxiliou organizadores a propagar suas atividades turísticas mundo a fora, se tornando notáveis e se aproximando público maior: “Hoje nós temos muita visibilidade em qualquer lugar do mundo, a internet trouxe tudo para bem perto”, concluiu.
Uma das participantes da palestra foi a turismóloga, Nataly Macedo, que afirma “a palestra é importante para atualizarmos nosso conhecimento sobre o mercado de eventos no contexto econômico atual”.
* Acadêmicos de jornalismo sob a supervisão do assessor de imprensa do evento, Wilian Ferreira