top of page
  • Agência Nova Pauta

Conservação de sítios arqueológicos é destaque no Bureau de Negócios

Por Paloma Domingues*

A mistura de cultura e natureza foi tema de palestra no 2º Salão de Turismo Campos Gerais durante o Bureau de Negócios, promovido pelo Sebrae e Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau no sábado (26/08).

Falar sobre isso ficou a cargo de Alesandro Chagas Silva, geógrafo e guia de turismo, com a apresentação do projeto Arqueotrekking - Roteiros Arqueológicos.

Trilhas, matas, rios, rochas, pinturas rupestres, cenários que norteiam os passeios foram debatidos por ele, no projeto tem como objetivo a conservação dos sítios e pinturas rupestres. “Todo sitio arqueológico é um patrimônio cultural da humanidade, sendo impossível mensurar e dar o devido valor”.

Para divulgar as atividades, nas escolas de Ponta Grossa há a inserção do projeto através de oficinas pedagógicas, quando professores trabalham com arte rupestre em papeis, tecidos, imagens e vídeos, com a finalidade de conscientizar os adolescentes sobre a educação patrimonial, como afirma a professora de geografia, Emanuelle Rodrigues de Lima. “Utilizamos com os adolescentes giz de cera, tinta guache para que reproduzam pinturas como as encontradas nas rochas” afirma Emanuele.

As atividades do Bureau de Negócios continuam e a programação você encontra aqui.

* Acadêmica de jornalismo sob supervisão do assessor de imprensa, Wilian Ferreira

bottom of page