top of page
  • Ascom Salão de Turismo

Salão de Turismo dos Campos Gerais inicia nesta quinta-feira

O público pode participar do evento gratuito a partir da sexta-feira (25/08) no centro de convenções do Shopping Palladium

Solenidade de abertura 2015

Nesta quinta (24/08) inicia o 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais. O primeiro dia do evento possui atividades fechadas ao público, como a socioeducacional aos alunos de 5º ano, que acontece de manhã e à tarde. Já à noite, o maior evento de turismo da região realiza a solenidade de abertura com fala de autoridades e a palestra “Produtos Turísticos Inovadores” ministrada por Adonai Aires de Arruda.

Na sexta-feira (25) até o domingo (27) a atividade abre ao público no centro de convenções do Shopping Palladium Ponta Grossa, quando são esperados cerca de 7 mil visitantes, número 15% superior a edição 2015.

Além desse aumento, Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur) realizadora do evento, espera que todas as empresas expositoras fechem negócios e aumentem sua visibilidade mercadológica, superando a 1º edição quando 67% dos expositores tiveram movimentação financeira extra de 2% a 5%.

“O Salão de Turismo dos Campos Gerais serve para consagrar o turismo regional, mostrar as empresas que veem a atividade como importante para a economia local, que acreditam no turismo como ferramenta de projeção de marca e querem fazer parte do desenvolvimento da região neste segmento com reflexos em diversos setores da sociedade”, comenta Cintia Capri, presidente da AdeTur.

Um dos expositores confirmados é o Centro Cultural Castrolanda, participando do evento pela segunda vez a fim de divulgar suas atividades, como o Museu Histórico. “Para nós estarmos participando desse evento está relacionado a referência no segmento de turismo representada pelo Salão, o que é importante para nós, pois mostra nosso produto e ajuda a fortalecer o turismo nos Campos Gerais”, comenta Rafael Rabbers, gerente geral.

Já entre os municípios confirmados está Tibagi, cidade que se destaca no turismo natural, de aventura e ecoturismo. No evento, a cidade estará com estande oferecendo serviços, além de proporcionar uma apresentação especial do carnaval de rua, considerado o melhor do interior do Estado.

“Tibagi é riquíssimo em atrativos naturais, tem um centro histórico e cultural importantíssimo, então nós temos muita história pra contar, não só para o Paraná, mas, para todo o Brasil. Participar no Salão de Turismo dos Campos Gerais engrandece Tibagi, eleva nosso potencial turístico, abre nossas portas para o setor. Temos certeza que a participação neste importante evento vai ser um sucesso”, comenta Rildo Leonardi, prefeito da cidade.

Ponta Grossa, cidade-sede do 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais, também terá estande, e fará, junto a outras entidades, lançamentos e, representada pela vice-prefeita e presidente da Fundação Municipal de Turismo, Elizabeth Schimdt, e estará a frente da reunião do G11, grupo dos 11 principais municípios turísticos do Paraná.

“É com muito orgulho e alegria que nós recepcionamos o 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais, porque o Salão é uma vitrine de todos os produtos turísticos que nós temos para oferecer para pessoas que querem vir nos visitar. Então a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa ficou responsável em organizar um Press Trip, onde nós iremos recepcionar mais de 30 jornalistas especializados na área de turismo, para que cada um deles divulgue a nossa região toda e a nossa cidade lá em suas paragens”, comenta Elizabeth.

Além disso, o Salão de Turismo dos Campos Gerais possui patrocinado através da Lei Municipal Nº 12.066/2014 de Incentivo a Eventos com Fluxo Turístico, quando a Prefeitura Municipal oferece descontos sobre o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) e sobre o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) às empresas patrocinadoras dos eventos.

Segundo dados da Fundação Municipal de Turismo de Ponta Grossa (FumTur) e Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, 2016 recebeu 82 eventos através da Lei, o que resultou em mais de R$8 milhões em movimentação financeira.

Programação

Na sexta-feira (25/08) até o domingo (27/08) o 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais abre ao público no centro de convenções do Shopping Palladium Ponta Grossa, localizado no piso cobertura.

As atividades iniciam no mesmo horário comercial das lojas, sexta e sábado das 10h às 22h e domingo das 14h às 20h. Todas as atividades são gratuitas e apresentações culturais, palestras, de cases de sucesso, degustação de pratos, lançamentos, apresentações culturais e o Hackathon de Turismo fazem parte da programação.

Alguns lançamentos são destaque, como do 1º Encontro Sul Brasileiro de Cicloturismo e do Passaporte Paraná Turístico entre das 15h30 às 16 horas no dia 25/08. Já no sábado, a Prof. DR. Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas lança o livro Turismo e Gastronomia na Região dos Campos Gerais às 16 horas.

Já, entre as palestras, os destaques ficam para: Quebrando paradigmas! Esqueça tudo que você achava que sabia sobre MKT Digital, Importância das empresas organizadoras de eventos em um destino turístico e Projeto Arqueotrekking - Roteiros Arqueológicos. As palestras acontecem no Bureau de Negócios, possuem inscrição e são gratuitas.

Ainda no Bureau de Negócios, espaço proporcionado pelo PGCG CVB e Sebrae, acontecem apresentações de cases de sucesso, como do Projeto ALI Turismo e do Selo de Qualidade no Turismo. Além disso, na sexta-feira (25/08) acontece uma rodada de crédito com instituições financeiras da região e reunião do G11.

Já no palco central, o público poderá assistir diversas apresentações culturais, como o Natal de Bento, Coro da Cidade de Ponta Grossa e Carnaval de Tibagi.

O Espaço Gastronômico é outro destaque da programação ao oferecer diversos pratos degustação, como o Escondidinho de Batata Baroa e Pernil Suíno, oferecido pela Sandu-it, e aulas-show, como “Hambúrguer e molhos: combinações, ponto e finalização”, atividades promovidas pela Rede Gastronômica dos Campos Gerais.

Todas as atividades do Salão de Turismo dos Campos Gerais são gratuitas e acontecem durante o horário de funcionamento das lojas do Shopping. Informações e inscrições encontram-se no site www.salaodeturismocamposgerais.com.br.

Descerramento da faixa

Na sexta-feira (25/08), às 10h, acontece o descerramento e abertura do evento ao público, momento em que os organizadores, apoiadores e patrocinadores do evento, empresários e gestores públicos darão as boas-vindas aos participantes e farão percurso pelo evento.

Patrocinadores e apoiadores dão boas-vindas e recebem público

Além de patrocinar o evento, o Sicredi Campos Gerais terá estande, para oferecer seus produtos, e participará da Rodada de oportunidade para linhas de crédito para Turismo e Inovação no Bureau de Negócios.

Segundo o presidente da cooperativa, Popke Ferdinand Van Der Vinne, o turismo tem um papel essencial na região, pois os Campos Gerais recebe pessoas de todo o Brasil para conhecer atrativos turísticos. “Esses turistas movimentam a economia regional e levam o nome para todos os lados do país”.

Para Popke, “a missão do Sicredi é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e das regiões onde atua. É por isso que um projeto como este do Salão de Turismo, que valoriza e potencializa o turismo em nossa região, tem tudo a ver com a proposta e com a filosofia do Sicredi. Quando os municípios e os seus habitantes crescem, o Sicredi cresce junto”, finaliza.

O Sistema Fecomercio Sesc Senac PR é outro patrocinador, que no 2º Salão está apoiando a atividade educacional sobre turismo. “O turismo representa um importante segmento comercial e é parte da essência do nosso Sistema, que envolve o comércio de bens, serviços e turismo. Ele alia diversão a conhecimento, sendo uma atividade inteiramente sustentável. São razões pelas quais consideramos fundamentais para estarmos presentes no Salão de Turismo dos Campos Gerais”, comenta Darci Piana, presidente do Sistema.

Ainda de acordo com Piana, O evento é relevante porque difunde os aspectos mais interessantes da cultura desta região tão rica. Sua História e sua Geografia, suas etnias, idiomas, costumes e gastronomia, sendo o “turismo componente fundamental para a formação de cidadania e desenvolvimento humano e cultural, missões a que nos dedicamos há 70 anos na Fecomércio, no Sesc e no Senac no Paraná", finaliza o presidente.

A CCR Rodonorte é outra empresa que fará a recepção do público. A concessionária está apoiando o evento, pois acredita que os Campos Gerais possuem excelente potencial turístico, fator que pode colaborar ainda mais com o desenvolvimento regional. “A CCR RodoNorte apoia o Salão de Turismo como uma das formas de investir e acreditar nas comunidades, nos municípios que a cada ano estão se aprimorando e ampliando seus projetos neste setor", comenta Simone Suzzin, Gestora de Relações Institucionais.

Sobre o 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais

O 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais é realizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur Campos Gerais) com parceria do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau e Sebrae. Conta com patrocínio do Banco do Brasil, Sicredi Campos Gerais e Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e apoio da CCR Rodonorte, Shopping Palladium Ponta Grossa, NET-Claro, Fundação Municipal de Turismo de Ponta Grossa, Paraná Turismo, Secretaria de Meio Ambiente de Ponta Grossa, Faculdades Ponta Grossa, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Faculdades Secal, Rede Gastronômica dos Campos Gerais, Churrascaria Lugano e Ideato Acrílicos. O Luds Comfort é o Hotel Oficial do evento.

bottom of page