top of page
  • Ascom Salão de Turismo

Coleção Campos Gerais comercializa produtos no 2º Salão de Turismo

No estande, os artesãos disponibilizam 60 produtos representativos da região como forma de lembrança do destino turístico visitado

Canecas, porta-retratos, bloco de anotações e a miniatura da taça de Vila Velha, além de licores de amora, estes são alguns dos produtos da Coleção Campos Gerais disponíveis para compra durante o 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais entre os dias 25 e 27 de agosto no centro de convenções do Shopping Palladium Ponta Grossa.

Lançado em 2013, o projeto conta com 60 opções de produtos artesanais e de souvenirs oferecidos ao turista o ano todo e disponíveis para compra durante três dias de evento. Joel do Espírito Santo, morador de Telêmaco Borba, é um dos artesãos confirmados na feira de turismo. Ele é responsável por comercializar porta pão, porta talher, porta vinho e um pequeno baú.

Seus artesanatos são feitos com madeira e revestidos com fita tusa, material feito com papel crafit e resíduo do processo de produção de uma empresa da região. “Com a coleção eu estou divulgando meus produtos o que possibilita que eu venda fora da minha cidade”, comenta.

Jociane Boratto Monteiro, outra participante da atividade, vende os blocos de Vila Velha, objetivo representativo de Ponta Grossa ao trazer na capa o desenho da Taça do Parque Estadual, símbolo da cidade-sede do Salão de Turismo. “A coleção ajuda a divulgar a região dos Campos Gerais cada vez mais para o cenário nacional, colocando nossa região em destaque, além de contribuir para a riqueza do nosso local”, comenta.

Ainda de acordo com Jociane, estar no evento possibilita “maior visibilidade dos produtos regionais, abrindo caminho para novas negociações”. Para ela, o souvenir é uma lembrança da região visitada, o que divulga a região e fortalece o turismo local.

Segundo Karen Kobilarz, a participação dos artesãos novamente na feira de turismo vai de encontro ao objetivo da atividade, pois o “Salão busca promover os atrativos, equipamentos e serviços turísticos dos municípios dos Campos Gerais, a fim de gerar oportunidades de negócios e valorizar a região cheia de potenciais em diversas áreas que estão se desenvolvendo”, comenta a organizadora e gerente da AdeTur.

Segundo Nádia Joboji, gestora de projetos do Sebrae, uma das entidades promotoras da ação, “a Coleção Campos Gerais proporciona a valorização, divulgação e promoção do artesanato regional por meio da divulgação coletiva dos produtos que foram selecionados por edital, onde todos os artesãos e produtores tem a oportunidade de se inscrever”.

Ainda de acordo com Joboji, após a inscrição, os produtos são selecionados por uma série de quesitos, oportunizando a participação deles em cursos, oficinas e consultorias especializadas em design, com intuito de aprimorar esses produtos, sejam eles, souvenirs gastronômico, artesanato ou de “pontos turísticos”.

Segundo ela, depois dessas etapas conquistadas, os artesanatos ficam aptos a receberem o selo concedido pelo próprio programa e a chancela de participar da Coleção Campos Gerais, o que é muito importante para a região, pois valoriza o turismo, o artesão, o produtor e o turista.

“[O projeto] é uma forma concreta de um presente tangível que o turista poderá levar e também presentear as pessoas que ele gosta, lembrando da região de uma forma carinhosa! Além de estimular o empreendedorismo, possibilitando a prospecção de novos mercados e oportunidades de comercialização no próprio destino de forma integrada”, conclui.

Os produtos da Coleção Campos Gerais estarão disponíveis para compra entre os dias 25 e 27 de agosto no centro de convenções do Shopping Palladium Ponta Grossa, das 10h às 22h na sexta-feira e sábado e das 14h às 20h no domingo. O catalogo de produtos está disponível no site www.rotadostropeiros.com.br/colecaocamposgerais.

O 2º Salão de Turismo dos Campos Gerais é realizado pela Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (AdeTur Campos Gerais) com parceria do Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau e Sebrae. Conta com patrocínio do Sicredi Campos Gerais e Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e apoio da CCR Rodonorte, Shopping Palladium Ponta Grossa, NET-Claro, Fundação Municipal de Turismo de Ponta Grossa, Paraná Turismo, Secretaria de Meio Ambiente de Ponta Grossa, Faculdades Ponta Grossa, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Faculdades Secal e Rede Gastronômica dos Campos Gerais.

Sobre a Coleção Campos Gerais

Com o intuito de ordenar e qualificar o artesanato da região voltado ao turismo surge em 2013 o projeto “Coleção Campos Gerais” com a proposta de reunir e divulgar o que há de melhor entre os artesanatos e souvenirs regionais.

Além de representar a região dos Campos Gerais através dos produtos e de valorizar seus respectivos produtores, a Coleção Campos Gerais possibilita a prospecção de novas oportunidades de comercialização do material desenvolvido.

O projeto prevê pontos de vendas em estabelecimentos ligados ao turismo das cidades que compõem a região turística dos Campos Gerais. Além disso, pode ser vista em material publicitário, como catálogos e site. Outro propósito é que as empresas e indústrias da região presenteiem seus visitantes, clientes, fornecedores e parceiros com os produtos.

Os souvenirs passam por uma série de quesitos, atendendo às demandas do mercado e focando na matéria-prima presente em cada localidade. Os produtores participantes passam por avaliações técnicas de um consultor especializado em design e, em alguns casos, são propostas melhorias. Há também capacitação em embalagens, formação de preços, negociação e formalização aos participantes do projeto. A seleção de novos produtos acontece a cada dois anos e, depois de cumpridas todas as etapas, os produtos são lançados.

bottom of page